segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SEGREDOS DO CAMPO DE GIRASSÓIS - crítica de Lúcia Serrone

O Segredo do Campo de Girassóis, foi uma aparição no palco do Festival Niterói Esquetes 2010. Uma daquelas certezas da vida , que raramente acontece, de se estar no lugar certo na hora exata.
O texto de Rodrigo Sena, marcado milimetricamente em seu estado original, chega ao palco pela direção do próprio autor, com novos contornos, certamente dado pela performance das atrizes.
A história, aparentemente simples, pouco próximo da realidade da platéia, narra a vida de três meninas/mulheres no seu dia a dia no campo dos girassóis. O que poderia ser mais uma mais uma fábula rural, subverte o modelo e fala diretamente ao público contemporâneo nos seus problemas mais concretos. A tal da “dor da gente que não sai no jornal”.
Contado a partir das lembranças de Antonia, numa linguagem coloquial, quase poética, as cenas se multiplicam em ações dentro e fora do campo. O pai violento, o sexo consentido sem amor e o medo da separação, são vividos pelas atrizes que se revezam em papeis masculinos e femininos sem nenhuma caricatura.
Se o texto de Rodrigo Sena, dentro da sua poética, propõe mudanças tão espetaculares, o desempenho das atrizes Anna Fernanda, Jessica Giran e Rafaela Solano é um presente para qualquer diretor.
Com idade que varia dos 18 aos 22 anos, essas mocinhas tão bem informadas sobre o teatro e suas novas linguagens, se despem de qualquer pudor ou vaidade para se entregarem a personagens de difícil composição, ora por sua simplicidade, ora por sua complexidade. O resultado é belíssimo!
O Segredo do Campo dos Girassóis é um desses espetáculos para se guardar na lembrança. A síntese da sua genialidade está nas palavras finas do autor: “E juntas descobrimos o amor e a paixão. Descobrimos o sexo e o prazer. E esse foi nosso mais importante segredo, que mantivemos limitado ao campo de girassóis”
Como dizia o poeta Galizia: a precisão de qualquer intelecto se desfaz plenamente se dele se aproximar a simplicidade. E há os que se apaixonam pela simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário